More Website Templates at TemplateMonster.com!

 

Dom Fernando José Monteiro Guimarães, nasceu aos 19 de julho de 1946, na cidade do Recife-PE, Arquidiocese de Olinda e Recife, filho de Antônio Monteiro Guimarães e Judith Bacelar Guimarães, já falecidos. Foi batizado na Igreja Matriz da Torre, no Recife, no dia 27 de Outubro de 1946. Frequentou o Seminário Menor dos Redentoristas em Garanhuns (1958-1961), continuando os estudos no Seminário Redentorista de Campina Grande (1962-1963). Após o Noviciado, emitiu a Profissão religiosa na Congregação dos Redentoristas aos 25 de Janeiro de 1965, cursando em seguida a Filosofia e a Teologia no Seminário Maior Redentorista em Juiz de Fora, MG (1965-1969).
Foi ordenado sacerdote no dia 15 de Agosto de 1971, no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campos, RJ. De 1972 a 1980, trabalhou na Arquidiocese do Rio de Janeiro, como assessor do Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral da Arquidiocese. Em 1980 foi chamado a Roma, onde desempenhou diversas funções na Santa Sé. Na Congregação para o Clero, a partir de 2000, exerceu o cargo de Chefe de Departamento, responsável pelo setor que se ocupa da vida e do ministério dos Sacerdotes no mundo. É Doutor em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, da Pontifícia Universidade do Latrão de Roma (1989), e Mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz de Roma.
No dia 12 de Março de 2008, foi nomeado pelo Papa Bento XVI Bispo Diocesano de Garanhuns-PE. A ordenação episcopal aconteceu em Roma, no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no dia 31 de Março do mesmo ano. Tomou posse na Diocese no dia 1 de Junho de 2008. Funções fora da Diocese: Membro do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, no Vaticano; Consultor da Congregação para as Causas dos Santos, no Vaticano. Em janeiro de 2010 foi nomeado pelo Papa Bento XVI também Visitador Apostólico da Eparquia de Nossa Senhora do Paraíso, dos católicos greco-melquitas no Brasil, tendo concluído a sua missão em dezembro de 2011.
Dom Fernando José foi escolhido pelo Papa Francisco para ser arcebispo da Arquidiocese Militar do Brasil, após a renúncia de Dom Osvino José Both. A divulgação da nomeação do religioso, membro da Congregação do Santíssimo Redentor (CSSR), foi feita no dia 06 de agosto, quando ainda era Bispo da Diocese de Garanhuns, em Pernambuco.
Dom Fernando Guimarães, ex-bispo de Garanhuns, tomou posse da Arquidiocese Militar do Brasil,  aos sete dias do mês de outubro do ano de 2014.  A Celebração de Posse Canônica ocorreu na Sé Episcopal da Arquidiocese, na Catedral Militar Rainha da Paz localizada no Eixo Monumental, Brasília-DF. 

Dom Fernando José Monteiro Guimarães
 
_________________________________________________________________________________________________

Dom Francisco José Falcão

Pároco da paróquia de São Vicente de Paulo (AL) desde 1993, monsenhor José Francisco Falcão de Barros nasceu em 24 de março de 1965 em Paulo Jacinto (AL) e se formou em Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (RJ). Tem Mestrado e Doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma, Itália.

Para o comandante-geral da PM de Alagoas, coronel Luciano Silva, é motivo de orgulho para a corporação ter nos quadro efetivo um tenente capelão católico ordenado Bispo titular de Auguro e auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil, responsável pela condução de mais de seis milhões de militares federais e estaduais.

“Nós lhe desejamos muita sorte, felicidade e que conte sempre com a Polícia Militar de Alagoas. Esta ordenação traz uma imensa alegria para a PM, já que, em seus 179 anos de existência, representa um fato importantíssimo que marca a história da PM”, destacou o oficial.”