Capelania Militar de Cristo Rei completa 75 anos.![]() Em 27 de janeiro de 1948, por decreto do então Governador do Estado José Augusto Varela, foi instalada a Capelania Militar de Cristo Rei e a nomeação do 1º Capelão no Posto de Capitão, Dom Eugênio de Araújo Sales.
A divulgação do Decreto Governamental da instalação e nomeação foi feita através do Boletim Geral da Corporação nº 41 de 20 de fevereiro de 1948. O Pe. Eugênio Sales permaneceu à frente da Capelania até sua Sagração Episcopal em 1954. Conforme se encontra na memória escrita, “foi uma honra para a Capelania Militar a Sagração de seu 1º Capelão, Cônego Eugênio de Araújo Sales, como Bispo Auxiliar de Natal”.
Nessa oportunidade no dia 7 de agosto do mesmo ano, em significativa solenidade no Quartel do Comando da Corporação, registra-se com a presença de altas autoridades, a entrega do anel simbólico de Bispo ao Cônego Eugênio, pelo soldado Joaquim Félix da Silva.
A Sagração de Dom Eugênio aconteceu a 15 de Agosto de 1954 na matriz de São Pedro em Natal, onde foram celebradas várias páscoas dos policiais militares. Dom Eugênio como Bispo Auxiliar de Natal, permaneceu sempre presente nas cerimônias da corporação. Em 31 de janeiro de 1957 por ocasião da inauguração do Pavilhão-rancho da Polícia Militar, na presença do governador do Estado, a bênção foi dada por Dom Eugênio com a participação dos capelães militares da Marinha e Aeronáutica.
|